O deputado Federal José Airton (Aracati) esteve nesta terça (8/8) em audiência com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, a fim de tratar das providências para início das atividades do Aeroporto Regional de Aracati. Diante da pressão do parlamentar, o secretário estimou em seis meses o prazo para que o aeroporto comece a operar. Segundo ele, é o tempo previsto para que a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) proceda a certificação dos equipamentos que vão propiciar o recebimento de voos comerciais regulares. Importante ressaltar que para a construção do aeroporto foram alocados na época 3 milhões em emenda individual do Deputado Federal Jose Airton, 3 milhões de reais do Senador Jose Pimentel,4 milhões de reais do Ministério do Turismo e o restante do Governo do Estado do Ceará.

O deputado Federal José Airton em audiência com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho,

O deputado Federal José Airton em audiência com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho,


José Airton se comprometeu a atuar em Brasília para agilizar o processo, a última etapa para que, enfim, o aeroporto passe a funcionar normalmente. “Isso tem que ser feito o mais rapidamente possível, principalmente porque representa grande desenvolvimento turístico e social da região”, disse o deputado. Segundo ele, a demora tem causado prejuízo.

ÁREA DE INTERESSE TURÍSTICO
Secretário e deputado discutiram sobre a revisão da Lei 6513/77 que institui as Zonas Especiais de Interesse Turístico. A ideia é a inclusão de municípios turísticos do Ceará para que recebam olhar diferenciado das autoridades sobre eles. A Lei é ainda de 1977, regulamentada pelo decreto 86176, de 1981.

A Lei precisa ser atualizada para se adaptar às recentes transformações na área de turismo.
Fonte: Ascom