Coordenador da Bancada do Ceará, Deputnado Federal José Airton Cirilo (PT-CE) e o Ministro da Integração Nacional Helder Baroiibalho durante audiência no Ministério da Integração Nacional dia 13/12 em Brasília.

Coordenador Adjunto daBancada do Ceará, Deputado Feideral José Airton Cirilo (PT-CE) e o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho durante audiência no Ministério da Integração Nacional dia 13/12 em Brasília.

Nesta quinta-feira, 27/7, o Governo do Ceará discutiu  com o  Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), com a participação de governadores de toda a região Nordeste. Entre os temas debatidos estava proposta de inclusão de 32 novos municípios cearenses na região do semiárido, reconhecida pelo Governo Federal. Desses, 15 já foram garantidos.

Os 15 municípios cearenses que terão a inclusão garantida no mapa de localidades classificadas como semiáridas são: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

 O deputado federal José Airton Cirilo sempre trabalhou para que tema fosse pautado para incluir no semiárido os municípios como Beberibe, Amontada, Fortim e cascavel por achar que não faz nenhum sentido eles estarem fora.

” Eu estive em audiência durante anos com os Ministros da Intergracao Nacional inclusive a pouco tempo estive com Ministro Hélder Barbalho falando da importância dessas inclusões pois  é muito importante para os agricultores desses municípios porque eles fazendo parte do semiárido terão condições de receber os repasses do FNE”. Afirmou Deputado Federal José Airton Cirilo.

Os 32 novos municípios do Ceará possuem parâmetros técnicos compatíveis com os requisitos exigidos. Com o redimensionamento, os municípios passam a ter acesso a políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a situação hídrica local. As cidades também terão prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O Condel decidirá com base em estudo do grupo de trabalho, criado para analisar o assunto.