A bancada do Nordeste reuniu nesta quarta-feira, 7/12, para discutir o cronograma da Ferrovia Nova Transnordestina com diretor e com os governadores do Nordeste no Congresso Nacional.

O encontro foi convocado pelo Coordenador da bancada nordestina, Deputado Federal Júlio Cesar (PSD-PI). Para o debate foram convidados os governadores dos estados beneficiados diretamente pela ferrovia: Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) representado pelo Secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará, Drº André Facó e Wellington Dias (Piauí) e o novo presidente da Transnordestina Logística, Sérgio Leite, empresa que é controlada pelo Grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), responsável pela construção da Ferrovia Transnordestina.

A Ferrovia Nova Transnordestina visa ligar o Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, ao Porto de Suape, em Ipojuca, estado de Pernambuco, além do cerrado do estado do Piauí, no município de Eliseu Martins.
A obra ato todo prevê 1.728 km. O projeto intenciona elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.